quarta-feira, 6 de abril de 2016

JURO

 Jurar significa declarar ou prometer solenemente. Geralmente invoca-se como prova de boa-fé, algo que se considera sagrado.

Jura-se por tudo e por nada. Jura-se por Deus. Pelas cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela alma do pai ou pela alma da mãe.

Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo branco tornar-se preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. (Mateus 5:33-37).

Os juramentos selam, petrificam o que dizemos, de modo que quem diz algo sob juramento, deve cumprir o seu voto. Como o homem é falho, e comummente erra ou ao menos fica impossibilitado de cumprir aquilo que disse ou prometeu, não é conveniente jurar, pois, jurando, cai-se numa cilada, e o castigo é quase certo. Além disso, o homem que jura tem, muitas vezes, personalidade voltada para a mentira. Ele precisa de jurar para que acreditem nele.

Não jure à toa. Jurar é pecado … ainda bem para todos nós que um certo e macabro juramento (ainda) não se consumou.


Sem comentários:

Enviar um comentário