quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

7 DE SETEMBRO DE 1974

MAFALALA … A GRANDE OPERAÇÃO.   

       Em Março de 2014, pessoa amiga, a partir de Lisboa, envia-me uma mensagem dizendo que “estou a ler o teu depoimento sobre o 7 de Setembro”. Fiquei surpreendido com essa informação. Vim a saber pela mesma fonte que esse depoimento, em forma de entrevista, feita pelo meu antigo colega e amigo José Alexandre Ribeiro Franco, e publicada inicialmente no portal electrónico “BigSlam” (www.bigslam.pt) tinha sido repescado pelo jornalista Ribeiro Cardoso, para o seu livro “O Fim do Império”.

       A partir daí comecei a encetar contactos no sentido de poder obter o livro. Neste percurso encontro-me com o Aurélio Le Bon que se prontificou de imediato em fazer chegar um exemplar às minhas mãos. Foi por sinal nesse dia que fiquei a saber da empreitada do Aurélio. Ele estava a dar corpo a uma ideia antiga. A de registar testemunhos dos que participaram na “grande operação” do 7 de Setembro de 1974. E assim se fez.

       Um dos estúdios da Rádio Moçambique serviu de ponto de encontro daqueles que se embrenharam nessa operação tão delicada como perigosa, de evitar um derramamento de sangue. Diariamente se faziam os registos magnéticos com depoimentos dos principais intervenientes, que posteriormente seriam transcritos para o papel e constituiriam matéria para o livro que foi lançado oficialmente em Maputo, anteontem.



       Embora sem obedecer a uma estrutura pré-definida, os depoimentos começam com uma pequena biografia dos actores que directa ou indirectamente contribuiram para a “operação Galo”, (Galo Galo Amanheceu), que culminou com a retomada do Rádio Clube de Moçambique, a 10 de Setembro de 1974.

       Mafalala 1974 … memórias do 7 de Setembro é um livro que nos remete ao passado. Um passado feito história que é preciso preservar e transmitir às novas gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário